2012

2012 0 ANO DO GOVERNO DE DEUS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Construindo uma mente favorável para Deus




 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8)

Verdade Central: Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que nos orienta a pensar em tudo o que é bom, em tudo o que vem de Deus. São as coisas de Deus que devem ocupar o nosso pensamento. Abra a mente para a revelação desta palavra, porque Deus falará com você.

Introdução: Deus tem alvos e metas. Ele quer levantar um ministério de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, Mestres... Filhos para Ele. E, para isso, é preciso que tenhamos uma mente favorável a Ele para compreendermos os Seus desígnios.
“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”. (Ef 4:12)
Para construir uma mente favorável para Deus, você precisa:

1. Expor sua mente ao conhecimento da Palavra

A Bíblia diz que a Palavra é como espada de dois gumes para efetuar a obra do Senhor em nossas vidas. O Espírito Santo age em nosso favor quando somos uma terra favorável visando o aperfeiçoamento dos santos, da Igreja.
Você é um tremendo Filho de Deus, um líder valoroso com uma família de Deus, firmada na Rocha, Jesus. Mas o Senhor quer mudar radicalmente a sua vida e a sua história.
Juntos, você e sua casa construirão o avivamento no Amazonas, no Brasil e nas Nações da Terra, porque Deus levantará um povo com a mente favorável.
Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que tem o poder de penetrar o mais profundo do ser. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hb 4:12,13)

Agora reflita e questione sobre o que você tem na mente para ser favorável ao Espírito Santo. O conteúdo e a essência da sua mente, daquilo que permeia os seus pensamentos, tem sido pensamentos de vida e não de morte, de paz e não de guerra, pensamentos do bem e não do mal, pensamentos que honram ao Senhor? Ele diz que nos tem dado pensamentos de paz e não de mal (Jr 29:11-13).
O Senhor tem pensamentos de vida para o Seu povo, para a Sua Igreja. É preciso, pelo poder do nome de Jesus, desfazer o ninho da serpente em nosso pensamento, pensamentos errôneos que ocupam a mente.

2. Vencer a serpente

A serpente povoou a mente do primeiro Adão, a mente de Eva. Através da comunicação entre a serpente e a mulher, o primeiro casal recebeu um conteúdo contrário à essência; a serpente provocou uma antítese contra a tese de Deus, ela colocou dúvida na palavra que Deus havia proferido.
A mente do homem se tornou perigosa, porque deixou o controle de Deus para ser controlada pela serpente. É isto que ocorre quando a mente está vulnerável: fica debaixo do controle da serpente. Porém, a vontade de Deus é que a mente humana seja plenamente controlada pelo Espírito Santo.
Deus quer que, a partir da hora que o relógio desperta pela manhã, e você acorda, e ora agradecendo a Ele pelo dia, você não apenas reconheça que Ele é quem o faz deitar e acordar, mas que dependa dEle para tudo, e que sua mente seja construída de forma favorável a Ele.

3. Render-se ao Espírito Santo

A vontade de Deus é que até enquanto você dorme, o Espírito Santo ministre a sua mente. Ele quer que a sua mente seja tomada pela mente do Senhor Jesus Cristo. Essa é a única forma de você ter uma mente ungida. O Senhor quer promover libertação e cura na mente para que nenhum de Seus filhos durma perturbado, com sono agitado, outros submetidos a remédios e a situações que contrariam a natureza daqueles que nasceram de novo, não por uma questão patológica, mas espiritual.
A mente do filho de Deus deve ser vulnerável somente a Deus, jamais deve estar vulnerável ao inimigo. Quantos líderes investindo horas do seu tempo em frente à TV, alguns até dormindo com a TV ligada, expostos a filmes de terror, guerra, violência ou mesmo romances mundanos, que têm mais de sexo do que de romance. Dormem e se esquecem de que, enquanto dormem, o espírito se mantém acordado e a alma recebe todas as informações que estão próximas, pois a alma fica receptiva. Ao acordar, pela manhã, levantam cheios de angústia, raiva e outros com um sentimento ruim como se fosse de morte.

A mente pode estar exposta e ter pensamentos que não são favoráveis à natureza de Cristo. É por isso que existem cristãos que pensam em suicídio e outros que, infelizmente, praticaram-no. Ficamos perguntando o que aconteceu. Muitos nem compreendem o porquê de estarem em determinadas situações...
A mente precisa ser construída de forma que se torne uma mente favorável a Deus, uma mente que possa ser trabalhada pelo Espírito Santo. Todo nascido de novo precisa permitir que o Senhor construa uma mente favorável a Ele. A mente favorável evita confusões tolas.
Hoje encontramos muitos líderes angustiados, desequilibrados e desajustados emocionalmente. Isso não agrada a Deus. Ele não enviou Jesus para nos salvar e continuarmos com os mesmos dissabores do passado. Não! Por isso, Deus quer nos dar uma mente ajustada, correta, com a qual as pessoas tenham o prazer de conversar.
A Bíblia diz que aqueles que têm uma mente favorável aborrecem o tempo de menino e passam a ter estatura da medida de Cristo. Qual a problemática da Igreja? É a mente exposta à serpente que consegue, com o tempo, estabelecer seu ninho.
Hoje o Senhor quer remover o ninho da serpente e trazer para sua mente a base da graça do Reino. Assim, em você, será encontrada uma mente favorável em que o Espírito Santo possa construir os pensamentos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário